Determinadas situações exigem que os jogadores testem as habilidades de seus personagens. Muitas dessas situações vão além de apenas descrever o que o personagem diz e se torna necessário avaliar os fatores aleatórios que podem influenciar nos resultados. Um guarda pode perceber o personagem se esguirando nas sombras? O guerreiro pode tropeçar durante a luta? O scholar pode esquecer a fórmula devido ao estress da batalha? Como decidir isso de modo justo e não imparcial.
A resposta é: não se pode. Mas chega-se perto usando os dados. Em 2x6 você só vai precisar usar o d12, um dado de 12 lados.
Ações
Durante a rodade de jogo cada personagem pode desempenhar 3 ações em seu turno. Algumas tarefas exigem mais ações ou mesmo meia ação. Existem ainda ações livres, que não consomem nenhuma das três ações, como falar por exemplo.
Testes
Existem dois tipos de testes em 2x6:
-Testes de Atributos
Testes de atributos são usados quando a situação envolve o atributo em questão, mas nenhuma perícia cobre aquela ação. Como arrombar uma porta, resistir a um veneno, se lembrar de algo. Ou caso, não se tenha a perícia em questão. Basta jogar 1d12 e conseguir um número menor que o valor do atributo.
-Testes de Perícias
Semelhantes ao teste de atributos, deve-se conseguir um valor menor que o do NP (Nivel de Proficiencia) da períca em questão. Para calcular o NP basta somar o atributo chave ao NC (Nivel de Conhecimento) da perícia.
-Modificadores
Modificadores são aplicados de acordo a dificuldade da tarefa em questão. Bônus são somados ao atributo ou Np em questão e facilitam a realização da tarefa, enquanto que penalidades subtraem dificultando a realização da mesma.
O mestre deve conceder esses bônus e penalidades, principalmente com personagens iniciantes, que devido a sua inexperiencia, preicsam contar com fatores além de suas capacidades pessoais para serem bem sucedidos.
Os modificadores podem variar de +12 a -12, porém, o mestre deve analisar a situação e aplicar a penalidade de acordo o NP do personagem que pretende realizar a tarefa. Assim, uma penalidade de -6 para alguém com NP 12 representa apenas 50% de chance de sucesso, enquanto que para alguém com NP 6 vai representar uma tarefa impossível. Colocar penalidades muito altas para personagens com NP baixo pode resultar em um monte de jogadores frustrados e personagens incapazes de fazer alguma coisa. tenha em mente o que determinado redutor ou bônus significa para os persongens de seu grupo na hora de determinar as tarefas.
Ex:Axel deseja saltar sobre um penhasco para chegar até o Hexenmeister maligno do outro lado. Ele possui saltar 8, o mestre avaliou que, saltar esse penhasco com o Hexenmeister disprando magias será uma tarefa dificil para o grupo, portanto, Axel recebe uma penalidade de -4. Logo em seguida, Yuri deseja fazer o mesmo, a elfa possui um NP em saltar de 9, se o mestre acredita que a dificuldade ainda é a mesma penalidade para a elfa será de -4, porém, ele deve considerar que se Axel conseguiu o Hexenmeister tem outras coisas a se preocupar e portanto deve ter parado de arremessar feitiços, assim ele pode determinar uma penalidade menor, como -3.